GAP - Gabinete de Apoio Permanente

O GAP é uma atividade inovadora da Fase di Kambansa do UE-PAANE que pretende disponibilizar apoios às Organizações da Sociedade Civil (OSC) e Órgãos de Comunicação Social e Comunitários (OCSC) através de ações de capacitação personalizadas, práticas e baseadas em solicitações das próprias entidades. É objetivo do GAP contribuir para o reforço das capacidades das OSC e OCSC tendo em conta os objetivos definidos da ação – de contribuir para a consolidação da boa governação através do reforço da participação, concertação e capacidade de influência política das organizações.

O prazo de entrega das solicitações de apoio do GAP terminou no dia 01 de Março de 2017. Logo em seguida procedeu-se a fase de avaliação das propostas. Na primeira etapa de avaliação, o comité de avaliação verificou a conformidade administrativa e de elegibilidade de cada solicitação. Na segunda etapa fez-se a avaliação técnica das propostas administrativamente conformes e elegíveis. Em jeito de esclarecimento das dúvidas que surgiram no decorrer da avaliação técnica o comité de avaliação esteve no terreno, de 05 a 16 de Junho de 2017, para um encontro com as organizações pré-selecionadas. Para além do esclarecimento das dúvidas.

A lista das dezanove (19) OSC e OCSC, representativas de 6 regiões e SAB, cujas propostas foram selecionadas para beneficiarem dos apoios do Gabinete de Apoio Permanente - GAP do UE-PAANE Fase di Kambansa foi divulgada no dia 03 de Julho de 2017 e pode ser consultada aqui.

É de destacar à exceção de um apoio que consiste em apoiar a vinda de peritos internacionais à Guiné-Bissau, a totalidade dos restantes apoios são formações cujos títulos e detalhes serão trabalhados e depurados posteriormente com cada organização selecionada aquando da preparação conjunta dos TDRs como previsto.

Outros apoios GAP

A equipa do UE-PAANE através do GAP, para além de operacionalizar o apoio específico previsto ao nível das propostas selecionadas para apoio, disponibiliza também outros apoios às OSC que assim o solicitaram, tendo sido disponibilizados os seguintes apoios neste período:

  • Apoios para inscrição/atualização PADOR: 62 organizações apoiadas até a data
  • Os técnicos do projeto disponibilizaram também estes outros apoios:

Tipo de Apoio

OSC/OCSC

Data

Técnico/a UE-PAANE

Atualização site

ANADEC - Associação Nacional de Desenvolvimento Comunitário

31-11-2016

Paula Fortes

Reforço de capacidades de OSC de Quinara e Tombali membros da LGDH sobre quadro lógico

Liga Guineense de Direitos Humanos

1 e 2-12-2016

Iaia Djau

Reforço de capacidades de OSC de Bissau membros da LGDH sobre quadro lógico

Liga Guineense de Direitos Humanos

27 a 30-12-2016

Iaia Djau

Inscrição na plataforma online de OSC

AJPA - Associação de Jovens para  a proteção meio ambiental

21-02-2017

Paula Fortes

Inscrição na plataforma online de OSC

SINETSA - Sindicato Nacional dos Enfermeiros, Técnicos de saúde e afins

21-02-2017

Paula Fortes

Apoio no desenho de Manual de procedimentos

Cabaz di Terra

18-04-2017

Sonia Sánchez