Este concurso destina-se ao grupo-alvo Nível 1, nomeadamente, ONGs, Cooperativas, Associações e Organizações Comunitárias de Base, etc., que precisam de uma maior consolidação das suas capacidades. Essas Organizações Comunitárias de Base, caracterizam-se por terem parcos recursos e frágil organização interna, entretanto têm um grande conhecimento do terreno e capacidade de mobilização das comunidades rurais e urbanas desenvolvendo acções nos diferentes domínios.
Neste sentido, pretende-se que as organizações ao nível das regiões que precisam de uma maior consolidação das suas capacidades tenham acesso a pequenos fundos para implementarem as suas actividades ou projectos. Com o intuito de apoiar estas organizações no reforço dessas capacidades, o UE-PAANE desenhou um Programa de Formação Inicial onde foram seleccionadas para participar 136 organizações, distribuídas pelas 8 regiões do país e Sector Autónomo de Bissau. Estas 136 organizações receberam 4 módulos de formação, nomeadamente:
1. Gestão do Ciclo de Projecto
2. Planificação Estratégica
3. Gestão Organizacional
4. Animação Comunitária
As organizações tiveram a oportunidade de apresentar projectos com o montante máximo de 10.000€, complementando desta forma a formação teórica através da experiência prática na elaboração dos projectos. Das 136 organizações participantes no Programa de Formação Inicial UE-PAANE, 111 organizações apresentaram proposta.
O concurso foi lançado durante o terceiro Orçamento de Programa (OP3), em Junho de 2013, e foi estruturado em três fases:
Fase I - Sessões de lançamento e informativas
As sessões foram realizadas durante o mês de Junho de 2013 e tiveram como objectivo dar a conhecer as regras do concurso aos potenciais participantes, esclarecer as suas dúvidas e proceder à entrega do modelo de formulário, em versão papel e electrónica, e do guia do requerente. Nestas sessões foram revistos, um a um, todos os pontos dos formulários e explicadas as informações que deviam ser inseridas.
As organizações participantes foram orientadas no sentido de começar a trabalhar nas propostas com a brevidade possível, sendo que seria realizada uma visita de apoio na redacção das propostas pela equipa do UE-PAANE, antes da data para a entrega. O objectivo destas visitas foi garantir não só a apresentação de propostas que preenchessem os requisitos de qualidade técnica e administrativa, mas também o reforço da capacidade das organizações na formulação de projectos.
Fase II - Visitas de apoio na redacção de propostas
Durante o mês de Julho de 2013, aproximadamente duas semanas depois das sessões de lançamento e informação, e três semanas antes da data limite para entrega de propostas, as organizações foram novamente contactadas para marcar um encontro de orientação e análise conjunta da proposta técnica, com a equipa do UE-PAANE. Do universo do grupo-alvo, composto por 136 organizações, 108 demonstraram interesse em receber apoio na elaboração das candidaturas às subvenções. Estas organizações receberam orientações para melhorar os projectos, sobretudo a lógica da intervenção (objectivos, resultados e actividades).
As organizações apresentaram dificuldades diversas em relação ao preenchimento das dez dimensões do projecto. No entanto, de forma geral, a maior parte das organizações teve mais dificuldade na elaboração do orçamento seguido de definição da metodologia e seguimento do projecto. A Tabela abaixo ilustra o desempenho das organizações tendo em conta as dez dimensões do projecto: